"Causos" da Arqueologia

Uma Campeã de Escavações: A Rural do IAB

19/02/2014

Até 1993, nos deslocávamos para as pesquisas do IAB em uma Rural Willys, imaginem, doada na década de 60, durante os trabalhos de PRONAPA. Acho que éramos a única equipe do antigo Programa a ainda conservar aquele veículo. Nela entulhávamos todo o material necessário aos trabalhos e ainda às pessoas que cabiam nos espaços entre eles.

Acontece que, evidentemente, a Rural já havia visto dias melhores, sempre andava precisando de uma “restauração” geral, no mais exato sentido da palavra. Mas, faltavam os meios para tanto. Assim a Rural andava remendada aqui e ali, mas andava bravamente, fazendo longas viagens, sempre se sabendo que, em algum momento, ela quebraria.

Carregávamos a nossa “heroína” por cima, pelos lados e pelas janelas aparecia o material de campo. Como, geralmente, não ficávamos acomodados em hotel, levávamos toneladas de apetrechos, entre esses, papel higiênico em grande quantidade, visível nas janelas laterais.

Certa feita, ao parar para abastecer num posto, acercou-se um homem com um maior sorriso do mundo perguntando para onde íamos, pois com toda aquela bagulhada, ele achava que nós éramos, como ele, mascates. De outra feita fomos confundidos com feirantes e até mesmo com circo mambembe... Um momento tenso foi quando precisamos soldar alguma coisa embaixo do carro e começou a pegar fogo! Acontece que, como fundo, havia sido colocado um papelão...

Mas nossa heroína seguia vagarosa e “rebolante” alheia a tudo que se dizia sobre ela. Infelizmente, ela hoje não existe mais, mas será sempre lembrada.

Autor: Ondemar Dias

Envie seus "CAUSOS" para o IAB !!!