Notice (8): Undefined variable: news [APP/View/Themed/Default/Layouts/default.ctp, line 49]"> Notice (8): Undefined variable: news [APP/View/Themed/Default/Layouts/default.ctp, line 53]http://www.arqueologia-iab.com.br/News/view/">

Instalações e Acervo

Ocupando uma área de aproximadamente 16.000 m2 no bairro de Vila Santa Tereza,  de Belford Roxo-RJ  desde 1965,   o Instituto de Arqueologia Brasileira tem ampliado de sobremaneira as instalações da sua sede própria na Estrada da Cruz Vermelha , nº 45. A pequena casa que deu origem ao IAB continua lá, abrigando o Laboratório Central, o Arquivo Técnico e as salas de trabalho para arqueólogos. Ao longo dos anos, outros prédios foram construídos permitindo que todas as atividades empreendidas pelos projetos possam ser desenvolvidas no local. Nelas se incluem, desde a higienização, curadoria e análises do material, até a reserva técnica: restauro, guarda e almoxarifados em locais específicos e apropriados. Um prédio inteiro foi destinado para abrigar a Biblioteca Central, que atende aos pesquisadores, mestres e alunos de cursos de extensão e de pós-graduação voltados para formação de arqueólogos.  

Todas as atividades são desenvolvidas por profissionais especializados e treinados pelo próprio Instituto.

O IAB mantém também um prédio exclusivo para a área administrativa localizado na Estrada Sarapui nº 3.199. Além dos Departamentos de Pesquisa e de Pessoal, nele está instalada a área de Comunicação Social, especialmente voltada para a edição de material fotográfico, vídeos e publicações gráficas em geral. Nesta área são produzidos livros, CD-ROM, vídeos-documentários, foto-vídeo, catálogos, álbuns, folders e cartazes. Estes materiais atendem tanto a demanda interna quanto a  externa  e representam os produtos finais de devolução social para as comunidades contempladas pelos trabalhos de Educação Patrimonial e de Levantamento de Patrimônio Cultural Imaterial.  Integram ainda estas instalações uma Área Museal, o prédio do Curso de Pós-Graduação (salas de aula e demais instalações), almoxarifados específicos das várias atividades; área externa específica para desenvolver atividades de Educação Patrimonial; campo de esportes e lazer, área de estacionamento e garagem e vasto terreno ajardinado.  

Com 1078 sítios arqueológicos já registrados em seu nome no Iphan e mais de um milhão de artefatos guardados, o IAB se destaca como uma das maiores instituições de guarda de acervo arqueológico do Brasil. Um antigo sonho do presidente do IAB, Ondemar Dias, foi realizado durante as comemorações de 48 anos do Instituto de Arqueologia Brasileira, em abril de 2009: a inauguração de uma ala destinada exclusivamente à sua Reserva Técnica. Esta é uma amostra do trabalho realizado em quase meio século de valorização do patrimônio arqueológico brasileiro, onde se destacam peças de grande valor cientifico e memorial do Povo Brasileiro.

O IAB, compreendendo a dificuldade para o armazenamento dos artefatos arqueológicos de forma segura, e esperando colaborar com o IPHAN para que nada da memória da Arqueologia Brasileira se perca, tem como uma das metas ampliar ainda mais as suas instalações de guarda. Objetiva oferecer também a salvaguarda dos materiais coletados no Estado do Rio de Janeiro a profissionais que não disponham de espaço. 

Tweet