Turma IV - Aulas de Outubro - 2015

A conservação e restauro da cerâmica arqueológica e demais materiais como louça, vidro e porcelana requerem uma série de procedimentos que devem ser rigorosamente seguidos para que se possam obter bons resultados.  Com este propósito foi que a Prof.ª Simone Mesquita, doutora em Arqueologia com especialização em restauro no Museu Nacional, pediu que cada aluno da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia _ da Faculdade Redentor, que é ministrado nas dependências do IAB _ trouxesse um vasilhame produzido com qualquer destes materiais. Após as peças trazidas pelos alunos serem quebradas ela foi ensinando, na prática, todas estas técnicas de grande importância para detalhes da sua identificação, quando os artefatos são encontrados durante as pesquisas de campo. Em meio ao processo, um convite até à reserva técnica do IAB para exemplificação. Foi assim no último sábado (24).

 

No domingo, o Prof. Luiz Octávio de Castro, mestre em Arqueologia Marinha e do Patrimônio Histórico da Marinha conversou com os alunos sobre os povos pré-colombianos.

Quando Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito tempo por várias civilizações e povos. Estes povos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em: sociedades de coletores/caçadores e sociedades agrárias. Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América Central, e os incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Não conheciam a roda e o cavalo, mas desenvolveram técnicas eficientes de agricultura. Enquanto o fim da cultura maia é até hoje um mistério, sabemos que os povos astecas e incas decaíram perante à conquista espanhola.

Durante todo o dia o Prof. Luiz Octávio de Castro trabalhou com os seguintes povos: Muaca Preta; Chavim; Tanios; Cnibcha; Patagones; Maia; Chimu; Inca;  Caral; Sr de Sipaw; Nasca; Olmeca; Urus; Asteca; Tolteca;Mapucwe; Mixteca; Cnan-cwaw; Zapoteca; Caraibas; Machu Piccwu;Viru; Wari; Mochica; Tianuanaku, iniciando o módulo que trata da Pré-História que será continuado nos próximos meses pelo Prof. Ondemar Dias.