Turma IV - Aulas de Março 2016

Como dissemos a última aula do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor, que foi ministrado nas dependências do Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB teve como proposta a aplicação do método psicodramático pelos estudantes. A técnica utilizada na oportunidade foi a de retramatização, cujo objetivo é contar uma trama e retramá-la, de modo a “contar uma nova versão” da história original a partir da ressignificação dada pelos novos atores sociais, gerando assim uma nova matriz para a trama.

Assim sendo os estudantes da Turma IV tiveram, como última tarefa, recontar psicodramaticamente o drama vivido pelos habitantes da fictícia cidade de Javé, a qual desapareceria em razão da construção próxima de uma usina hidrelétrica.

Tendo como objetivo maior verificar o grau de aprendizagem do método psicodramático na aplicação de ações socioeducativas voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro (principal objeto dos módulos de Educação Patrimonial), a professora Jandira Neto acompanhou as práticas de perto.

Todas as etapas do método– aquecimento inespecífico, aquecimento especifico, dramatização e compartilhamento - foram bem desenvolvidas por todos os grupos.  A perfeita demonstração da compreensão de todos, tanto do método quanto do propósito das atuações (tornarem-se multiplicadores do mesmo, impulsionando via afeto a proteção ao Patrimônio), se deu de maneira, antes de brilhante, embebida de muita alegria, que como fruto não poderia ser diferente e, portanto, absolutamente merecedora da nota 10!

Ao final, solicitados a darem seu feed-back para o curso de pós- graduação que se encerrou para esta turma, os depoimentos de satisfação demonstraram termos alcançado nosso objetivo, o de elevar cada um a mais um degrau em sua Educação.

E assim chegou ao final a 4ª versão do Curso.

Agradecemos a todos que confiaram em nossa instituição e se empenharam em sua própria formação. Desejamos sucesso e excelentes oportunidades para atuarem neste promissor mercado de trabalho.

Agradecemos à Faculdade Redentor pela preciosa parceria.

Agradecemos ao Professor Ondemar Dias pela coordenação acadêmica do curso e a todas as demais professoras e demais professores que, ao amarem o que fazem, dedicaram-se com afinco, ao longo de dois anos e meio, no compartilhamento de suas informações.

Agradecemos ao Professor Gênesis Torres pela coordenação administrativa junto à Faculdade Redentor.

Agradecemos ao Vanderlei, sua esposa Shyrlene e sua equipe pelos cuidados na alimentação de todos os participantes.

À Soly Neto pelo excelente atendimento a todos no tangente à logística, para um bom desempenho durante as aulas.

À Antonia Neto pela, sempre estimulante e generosa, divulgação.

Ao Rhuam Souza pela atuante presença na monitoria das aulas de campo.

E por fim agradecemos a todos os demais envolvidos, funcionários ou não do IAB, em mais esta extraordinária realização.

Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB