Patrimônio Material e Imaterial de Sapucaia

Sapucaia

Na Casa de Cultura que funciona hoje na antiga estação ferroviária, reformada anos atrás, foi contatada a senhora Maria Madalena, uma professora que ali trabalha. Nesta conversa nos foram revelados alguns aspectos da cultura imaterial do município e que transcreveremos aqui.

Celebrações

Celebrações Religiosas

Festa de Santo Antônio – (padroeiro da cidade) - acontece em 13 de junho com missas procissão e quermesse, alegrada por quadrilhas populares.

Igreja de Santo Antônio

 

Festa de Santana - acontece no distrito de Anta no mês de agosto com a mesma programação das festas locais.

Festividades

Mineiro Pau – recebemos informações que o folguedo acontece no distrito de Aparecida e o contato seria o senhor Jorginho da Associação de Moradores da localidade.

Formas de Expressão

Não foi identificado material significativo para a pesquisa nesta área do conhecimento nesta localidade.

Saberes e Fazeres (ofícios)

A Culinária

Torta de Sapucaia - o fruto da sapucaia é utilizado na região na produção de várias receitas, entre elas o licor e a torta.

Receita da Torta

Ingredientes:

Castanha de sapucaia

200 gramas de manteiga

250 gramas de açúcar

02 ovos inteiros

1 kg de farinha

O Recheio

Geleia a gosto

Modo de fazer:

Misture o açúcar, a manteiga, a castanha de sapucaia e os ovos. Coloque a farinha de trigo aos poucos até a massa soltar das mãos. Abra a massa nas formas e recheie com a geleia. Asse em forno médio a 180°.

  • Licor de Sapucaia

 

O Artesanato

A pesquisa registrou na Casa de Cultura um tipo de artesanato que representa bem a região, destacando a flora e as construções em diversos materiais.

Arranjos com Frutos da Sapucaia - O artesão Gilmar Magalhães confecciona peças decorativas com formas da natureza a partir de frutos da sapucaia. Os materiais utilizados são: galhos de árvore, fruto da sapucaia, bromélias, verniz, pássaros ornamentais e cera de carnaúba. Os frutos são selecionados e lixados para ficarem livres de impurezas, pintados e montados os arranjos com os galhos bromélias, entre outras, feitas a partir da castanha. Este conhecimento é repassado em cursos da casa de cultura de Sapucaia onde ensinam a confeccionar objetos com uso do fruto em aulas semanais.

 

Bordados - Ainda na Casa de Cultura foram registrados os cursos de bordados ministrados para a população, com características tradicionais. A técnica conhecida como bordado livre representa temas florais e típicos da cidade, como os frutos da Sapucaia.

 

Lugares

Não foi identificado material significativo para a pesquisa nesta área do conhecimento nesta localidade.