Estagiária recebe o Prêmio “Ondemar Dias”


Estagiária do MAEA-UFJF recebe o Prêmio “Ondemar Dias” 

Ondemar Dias e Lucília da Glória Alves Dias

Estagiária do MAEA-UFJF recebe o Prêmio “Ondemar Dias”  durante 2º SAP-MG; 3º SAP da Zona da Mata Mineira e 1ª Reunião do Núcleo Regional de Arqueologia do Sudeste.

Realizado em Carangola entre os dias 18 e 21 de setembro de 2008 o evento premiou o melhor Painel apresentado, sendo avaliado por todos os participantes, que elegeram com 30% dos votos, o trabalho da estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora e estagiária do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana – UFJF, Lucília da Glória Alves Dias.

Concorrendo com mais de vinte estudantes e pesquisadores oriundos de diversas instituições como UFMG, UFRJ, USP, UFG e Museu Paraense Emílio Goeldi, seu painel foi eleito pela qualidade, relevância e originalidade. O projeto que deu origem à apresentação - “Padrões de Assentamento Tupinambá: uma proposta interpretativa dos sítios arqueológicos da Zona da Mata mineira” - esta sendo desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula de Paula Loures de Oliveira, no MAEA-UFJF, com o apoio da FAPEMIG.

Vale ressaltar que Lucília da Glória Alves Dias, ingressou no curso de Ciências Sociais após participar das atividades do projeto de Mapeamento Arqueológico e Cultural da Zona da Mata mineira desenvolvidas no município de São João Nepomuceno entre os anos de 2001 e 2004. Nessa época, quando ainda era estudante do Ensino Médio em São João Nepomuceno se interessou pelo projeto, vislumbrando na ação educativa mais do que uma chance de conhecer e valorizar o patrimônio local e sua ancestralidade indígena. Percebeu a oportunidade de atuar de modo efetivo na construção de uma história ainda pouca conhecida, a de seus antepassados.

Fonte: www.ufjf.br