Projeto de Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB

No início do ano de 2017, o Projeto “Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB” foi selecionado para patrocínio da Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro - Caixa Cultural (Edital 2016). Este projeto tem como principal objetivo organizar o acervo arqueológico do instituto de acordo com as normas mais recentes do IPHAN. Toda esta reestruturação envolve desde a adaptação dos espaços à acessibilidade, contratação de profissionais especializados, formação de jovens aprendizes através do Projeto Pesquisador Curumim, fomento a ações socioeducativas – Educação Patrimonial -, divulgação e promoção institucional, até a compra de alguns equipamentos e variados itens para o bom funcionamento de uma instituição de pesquisa.

O Projeto Pesquisador Curumim é uma iniciativa do IAB que, desde 2003, atesta a importância da instituição para sua comunidade como gerador de cultura, educação e renda para jovens em situação de risco social. Por incluir um auxílio de bolsa de meio salário mínimo para cada jovem, somente quatro eram selecionados a cada ano (dentro do limite financeiro do Instituto).  Neste contexto cerca de 50 pessoas passaram pelo projeto, dos quais 17 jovens conseguiram se profissionalizar em níveis diferentes de aproveitamento; a saber: seis deles se graduaram em nível superior, quatro em nível técnico de campo e sete em nível técnico de laboratório.

Em 2016 o projeto foi interrompido por falta de recursos para as bolsas, mas com o atual apoio do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro - Caixa Cultural ao Projeto de Modernização do IAB foram selecionados oito jovens para os próximos dois anos os quais, segundo as premissas originais do Projeto, serão capacitados nas tarefas voltadas para os cuidados e o desenvolvimento cientifico necessárias às boas práticas de uma instituição científico–cultural.

No processo lhes serão oferecidos conhecimentos teóricos e práticos ligados à Arqueologia, História e Ciências, além de participarem ativamente de eventos de educação patrimonial promovidos pelo IAB. O envolvimento dos jovens aprendizes, cuidadosamente orientado, com as diversas atividades contribui para uma melhor formação cidadã e proporciona capacitações para uma posterior atuação no mercado de trabalho uma vez que, sendo diariamente treinados para o compromisso e a responsabilidade no embrião do seu papel profissional, cuja oportunidade ora lhes é ofertada, esses valores refletirão em inúmeros setores de suas vidas, com o natural amadurecimento das mesmas.

Desta forma, a modernização dos setores e das atividades museais do IAB são de extrema urgência para essa população que pouco recebe em termos de informações, atividades e outras ações culturais tão relevantes para a sua compreensão do mundo. E permite ao IAB, através de repetidas ações que promovam a expansão da cultura, disponibilizar caminhos para o alargamento de sua capacidade intelectiva, criando, assim, possibilidade de sentimentos de pertencimento e cidadania, ampliando um horizonte que ora se manifesta em tal grau restrito, absolutamente típico de uma população periférica de uma cidade com acanhados recursos financeiros.

Muito além da importância local, as instalações do IAB também alcançam públicos de várias instâncias governamentais nacionais, bem como regulares visitas de pesquisadores nacionais e internacionais em sua sede.

Estamos de fato regozijados com este patrocínio que nutre, entre outros, um dos pilares da nossa instituição – o da Divulgação da arqueologia brasileira. Nos alegra, sobretudo, pela possibilidade de conscientização do maior número de pessoas do extraordinário patrimônio de todos que é o Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.

O Projeto de Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB foi iniciado no dia 20 de abril de 2017 com um evento em nossa sede sobre a Cultura Indígena em comemoração ao Dia do Índio no próximo passado 19 de abril.

Para saber sobre esta e demais ocorrências culturais que, a partir de então, serão ainda mais constantes, acesse a nossa Sala de Notícias.

 

Texto: Antonia Neto

Fotos: Diego Lacerda

Coordenação: Jandira Neto

Diretor-Presidente: Ondemar Dias

                                                                Patrocínio Institucional: