Funcionários e jovens aprendizes do IAB são iniciados no Curso de Libras!

No escopo do Projeto “Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB”, selecionado para patrocínio da Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro - Caixa Cultural (Edital 2016) constam, além da formação de jovens aprendizes, adaptação dos espaços à acessibilidade, entre outros, também a capacitação de  parte do seu quadro de funcionários e seu grupo de oito jovens do Projeto Pesquisador Curumim, para ações de inclusão social, como um curso básico da Língua Brasileira de Sinas-Libras.

Assim foi que, nesta semana, dia 06 de novembro, deu-se a primeira das treze aulas da Libras abrindo a possibilidade de uma comunicação com pessoas surdas que, como qualquer outra tenha interesse em conhecer, estudar e também tornar-se um profissional da área de arqueologia.

Todos ficamos bastante entusiasmados com a possibilidade de poder compreender e se expressar de maneira tão incrível que é através da Libras. Mesmo de modo bem básico já que é uma língua com estruturas e regras próprias e exige, para quem deseja tornar-se profissional, bastante dedicação. Mergulhar nesse universo do quase total silêncio e ainda assim conseguirmos nos comunicar é uma experiência absolutamente enriquecedora.

Queremos agradecer à Caixa pela extraordinária oportunidade e em especial à Professora Marcia P.L. Machado, pedagoga, pelo profissionalismo na didática. Uma ponte que abriu a comunicação entre o IAB e o fascinante mundo da Libras!

 

Texto: Antonia Neto

Fotos: Diego Lacerda

 

                                                                                                Patrocínio Institucional: