Professores e alunos do IFRJ-Belford Roxo visitam o IAB

Alunos e professores do Curso de Tingimento e Estamparia e do Curso de Adereços de Carnaval, do Instituto Federal do Rio de Janeiro-IFRJ campus de Belford Roxo visitaram, nesta terça-feira 07, o Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.

Mesmo com idades variando entre 15 e 50 anos praticamente tudo foi novidade. A voz geral era de que moraram desde sempre em Belford Roxo e nunca tinham ouvido falar da instituição não obstante o IAB realizar um intenso trabalho de divulgação das pesquisas, como devolução social através da Educação Patrimonial, em todos os eventos para os quais é convidado a participar como: Feira de Ciências, Semana de Tecnologia e Ciência, Semana do Meio Ambiente, Colóquios, Palestras, etc., além das centenas de pessoas que recebemos anualmente em face das inúmeras celebrações de datas comemorativas promovidas em nossa sede, e de grupos avulsos como o do próprio IFRJ, institutos religiosos e escolas, entre outros, que agendam visitas e trazem suas turmas para participarem do Programa "Bem-vindo ao Mundo da Arqueologia".

É verdade que, embora a arqueologia exerça certo fascínio pela maneira romanceada como é apresentada pelo cinema, na prática ainda há poucos espaços nos quais é valorizada e colocada como questão central de resgate e preservação da Memória Nacional. Mas como desistir não é bem o verbo que conjugamos, continuamos com nossos passos firmes e determinados a encontrar “um lugar ao sol” em meio a colorida, plural, e alegre Cultura Brasileira.

Sentimo-nos reconfortados ao final da visita quando agradeceram e recomendaram fortemente que todos conheçam o nosso trabalho!

Nós agradecemos a visita. Sejam todos sempre bem-vindos ao Mundo da Arqueologia!

 

Monitores: William Cruz, Marcos Bighi  Pâmella Coutinho, Antonia Neto e Sérgio Serva

Texto: Antonia Neto

Fotos e vídeos: Antonia Neto