IAB finaliza Projeto de Curadoria de Coleções Arqueológicas de Rondônia!

Em dezembro de 2015 o IAB participou de um pregão eletrônico da Eletrobrás/ Eletronorte cujo objeto foi a execução de Serviços de Curadoria de Coleções Arqueológicas que se encontravam armazenadas no antigo Centro de Proteção Ambiental - CPA da UHE-Samuel no município de Candeias do Jamari – RO e na sede da Eletronorte em Brasília.

Com 460.031 peças as coleções foram trazidas para o IAB, reavaliadas e novamente tratadas após 39 anos de início da sua coleta no campo pelo arqueólogo Eurico Miller.

Saída do material de Rondônia Saída do material do Rondônia Chegada do material no IAB

Formado por material arqueológico propriamente dito, constituído por fragmentos predominantemente cerâmicos, peças inteiras e fragmentos líticos, alguns ossos e amostras malacológicas, além de sedimentos e amostras de carvão para datação, todo o trabalho de curadoria teve como Coordenador Geral o Professor Ondemar Dias, e subcoordenadorias, em diferentes momentos, das arqueólogas Jandira Neto e Cida Gomes e os arqueólogos Rhuam Souza e Sérgio Serva (coordenador responsável no Laboratório) e os valorosos suportes da Daiane Knupp na digitalização da documentação, Jaime Freitas, Alessandro Silva, Geovane Dionízio no transporte e na curadoria, e na coordenação da comunicação Diego Lacerda.

As atividades que finalizaram com o retorno do acervo Coleções Arqueológicas Eurico Th. Miller à ELETRONORTE – UHE-Samuel tiveram seu início nos dias 04 e 05/10/2017 para o transporte de retorno e a entrega das mesmas na cidade Candeias do Jamari/RO – UHE-Samuel em 18/10/2017.

Curadoria do material Entrega do material Material já na UHE-Samuel - RO

 O Instituto de Arqueologia Brasileira agradece a confiança da Eletronorte, nas pessoas da Sra. Ianaê Cassaro e do Dr. Eurico Miller, em seu trabalho e almeja novas oportunidades de parcerias.

P.S.: Mais informações sobre esse Projeto em breve na seção "Portfólio".