Arqueologia na Escola no Dia Mundial da Acessibilidade!

No dia 05 de dezembro de 2017, foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Acessibilidade, evento de educação patrimonial no CIEP 177 Constantino Reis, onde se tem polo de deficientes visuais e polo de deficientes auditivos. O CIEP está localizado no bairro Parque São Bernardo, no município de Belford Roxo-RJ.

Em parceria com a Divisão da Educação Especial, vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo, foram atendidos 95 pessoas, entre estudantes de turmas de DV (deficiência visual) e DA (deficiência auditiva), mães e professores do CIEP. De início foi realizado apresentação do IAB e do que é a Arqueologia, com falas da arqueóloga Cida Gomes e do comunicador Diego Lacerda, tendo a participação importantíssima da intérprete da escola, utilizando-se da Linguagem Brasileira de Sinais-LIBRAS.

Vale a pena destacar que o Pesquisador Curumim Luciano França e o Técnico em Arqueologia Alessandro da Silva, estes que assistem sem falta as aulas de libras no IAB, conseguiram se comunicar com maior facilidade no local do evento.

   

 

Após apresentação inicial, foi realizado a Oficina Peneiras de Ciência, que se trata de peneiras onde artefatos arqueológicos (doados ou sem referência) são selecionados e ali distribuídos numa alusão à evolução tecnológica dos nossos ancestrais. Assim, Cida Gomes, Diego Lacerda e Alessandro da Silva guiaram os estudantes numa espécie de passeio simbólico, desde os povos sambaquianos até os nossos dias, através do contato direto com os artefatos; os mesmos que foram pensados e criados por povos de épocas tão distantes.

Após passarem pela oficina, os estudantes receberam o Kit Educativo do IAB, além de folheto em braile para os deficientes visuais.

Foi uma manhã maravilhosa, pudemos compartilhar de forma acessível a Educação Patrimonial. Sabemos que todos os presentes gostaram, afinal, foi uma novidade para todos os participantes, incluindo nossa equipe!

 

Equipe IAB: Cida Gomes, Diego Lacerda, Alessandro da Silva e Luciano França

Texto: Diego Lacerda

Fotos: Luciano França

Produção do material em braile: Urece Esporte e Cultura

Agradecimentos: Professoras Shirley Costa e Célia Dominguez

 

Patrocínio Institucional