IAB participa do Dia Nacional da Cultura em Belford Roxo

A Secretaria de Cultura do município de Belford Roxo abriu, em 03 de novembro, as comemorações do Dia Nacional da Cultura - que foi instituído em homenagem ao nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

O evento foi realizado na Casa de Cultura da cidade e teve, durante todo o dia, diversas manifestações culturais, entre elas a apresentação de grupos de danças, teatro, aula de zumba, de capoeira e jongo. Poetas e poetisas se apresentaram. Feira de artesanato e exposições. Diversas outras vertentes da arte e cultura também tiveram oportunidade de se manifestarem. O local continuará sendo palco de atividades que ocorrerão durante todo o mês de novembro.

Parabéns a todos os artistas que tiveram a chance de mostrarem seus trabalhos. Em especial aos produtores e atores do filme “Os Insanos”.

O Instituto de Arqueologia Brasileira participou com uma exposição de banners sobre o Patrimônio Cultural Imaterial dos municípios entre Duque de Caxias e Itaguaí atingidos pelo traçado da Rodovia Arco Metropolitano do Rio de Janeiro e em cujas pesquisas arqueológicas, realizadas pelo IAB, foram identificados 72 sítios arqueológicos. A exposição do IAB foi apresentada pelo técnico em arqueologia José Neto e permanecerá lá até o Dia 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra.

Foi um dia bastante proveitoso onde muitos dos que estiveram presentes foram surpreendidos em saberem ter em sua cidade – por sinal uma das possuidoras de IDH mais baixos do país – uma instituição do porte e importância do IAB. O evento, como sugere, foi um oásis temporário para a nossa gente tão abandonada, que desfruta avidamente de raras oportunidades como essa, para absorverem um pouco mais que o mínimo para a sua sobrevivência cultural, então privada de nutrição adequada para uma resposta crítica ao que a vida, com toda sua potência, exige.

O evento teve muitas filmagens avulsas. Deixamos aqui o link da ACNB Nos da Baixada. Acompanhem!

https://www.youtube.com/watch?v=KXxz3jD0_aM

Feira de Artesanato Grupo musical José Neto - monitor de E. Patrimonial (IAB)