Projeto de Arqueologia e Educação Patrimonial – Complexo Arquitetônico Asilo Barão do Amparo, Vassouras-RJ

IAB inicia projeto de arqueologia e educação patrimonial na cidade histórica de Vassouras-RJ.

No dia 11 de fevereiro de 2019, a equipe do IAB formada pelos arqueólogos Ondemar Dias, Sérgio Serva e Jandira Neto, juntamente com o coordenador de comunicação Diego Lacerda, dirigiu-se ao município de Vassouras, no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro, para realizar visita técnica e iniciar o projeto de arqueologia e educação patrimonial nas obras de restauração do Complexo Arquitetônico Asilo Barão do Amparo (Projeto de Restauração Casarão de Vassouras).

O projeto de arqueologia terá como coordenador geral o Dr. Ondemar Dias, de acordo com a Portaria de Autorização do Iphan nº 8 de 1º de fevereiro de 2019  publicada no DOU. Inclui atividades de prospecção, monitoramento arqueológico e ações de educação patrimonial.

 Detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro.

Parte desse legado se materializa pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até hoje na cidade, tombado pelo IPHAN. (Fonte: Site da Prefeitura de Vassouras).

Durante o andamento do projeto, o IAB irá publicar novas notícias no site referente as atividades desenvolvidas, e ao final, irá publicar um resumo de tudo o que aconteceu no projeto na aba Portfólio. Acompanhe!!