Gênesis Pereira Torres - Nota de Pesar

Professor Gênesis, Cida Gomes, Ondemar Dias e Jandira Neto na Academia de Letras e Artes Meritiense - 2017

 

Professor Gênesis Pereira Torres - 1947-2020

 

Faleceu hoje nosso amigo e consócio Gênesis Torres. Sobre tudo o que ele representou para a Baixada Fluminense, com sua ação sócio cultural nivelando-a ao mesmo patamar em que são colocadas outras áreas mais privilegiadas do nosso Estado, deixamos de comentar, de tão conhecida e importante foi sua vida e todas as suas contribuições neste sentido. Vamos nos concentrar na importância da sua participação no Instituto de Arqueologia Brasileira IAB  talvez a menos conhecida ou difundida das suas dinâmicas atividades culturais, ainda que intimamente ligada a todas as suas significativas realizações no campo da História, da pesquisa documental, à difusão de textos, organização de conclaves e, mais de perto conosco, como coordenador de cursos.

Pois foi num dos cursos sobre a História da Baixada Fluminense que o conheci, quando ainda secretário de cultura de São João de Meriti, oportunidade em que me convidou a contribuir com aulas sobre Pré-História fluminense, dentro daquele universo amplo e multidisciplinar que caracterizou aquela sua iniciativa, infelizmente paralisada por pressões diversas.

Mas todo mal tem um fim, tem um objetivo que geralmente conduz ao bem, pois daquele contato nasceu uma amizade sólida, entre ele, Cida sua mulher e comigo e minha mulher Jandira Neto. Tornamo-nos amigos, compartilhando ideais, desenvolvendo atividades novas, pois pelo menos para eu e Jandira, foi  novidade conhecer o Lions Club, que ambos  dirigiam (melhor, Cida dirige até hoje), nele ingressamos, viajando juntos, participando de suas reuniões e congressos.

Por outro lado, foi a vez deles dois entrarem para o IAB, inaugurando um longo período de compartilhamento de viagens, realizações, discussões acadêmicas, projetos dentro e fora do nosso Estado, divisão de responsabilidades e como consequência, estreitamento de amizade e de confiança mútua.

Como coroamento tanto Cida quanto Gênesis entraram para o IAB, lá se pós-graduaram ocupando cargos de importância na Diretoria, destacando-se a atuação do professor Gênesis como nosso Coordenador de curso de pós graduação em Arqueologia, em comum com a Faculdade Redendor, entre 2010 e 2015 , que produziu bons frutos e só foi interrompido pela impossibilidade de continuarmos nos valendo das nossas instalações na Vila Santa Teresa em Belford Roxo, pela insegurança que ali se instalou nos últimos anos. Destaque-se também ter sido ele o nosso Diretor Social por dois mandatos. 

Pois é: Homem de múltiplas e fecundas atividades, finalmente descansou hoje, dia 15 de fevereiro de 2020, após um longo período sofrendo de uma doença avassaladora, mas a qual resistiu tenazmente, pois como tudo em sua vida, sempre veio para ficar. Mas nos deixa com saudades, mas com a certeza de que se pudesse ter sido mais eficiente ou mais dinâmico do que foi, sem dúvida o seria. Gênesis é um daqueles homens que a gente admira em vida, lamenta na morte, mas deve imitar como exemplo.

Até um dia, amigo.

Siga em paz

Ondemar e Jandira Dias e Equipe do IAB

Belford Roxo, 15/02/2010