IAB realiza Programa de Monitoramento no Porto de Santos

Neste ano de 2020 o IAB iniciou o Programa de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial Referentes às Obras de Melhoria do Sistema Viário de Santos, Trecho entre o Canal 4 e Ponta da Praia, e Obras de Recuperação Estrutural do Cais da Ilha Barnabé, em Santos-SP.

Santos-SP - 1822

 

As pesquisas arqueológicas foram promovidas pelo Porto de Santos ao longo de nove anos durante o processo de sua modernização. Neste período as empresas contratadas localizaram no cais, na Ilha de Barnabé, uma embarcação naufragada a qual hoje é alvo de monitoramento para a continuação das obras de reestruturação do mesmo. Também foram localizados, na ilha, vestígios de cerâmica da Tradição Tupiguarani.

Através de levantamento por georadar, à época, foi possível identificar, no trecho entre o Canal 4 e a Ponta da Praia, 13 pontos com possível potencial arqueológico em uma profundidade de até 1,5 metro.

No Relatório Final apresentado ao IPHAN, por uma das empresas, disponível no Processo SEI nº 01506.004722/2014-19 foi relatada a localização do sítio Histórico Perimetral na Av. Mário Covas Jr. No qual também foram relatados 54 pontos de coleta de material na extensão da Av. Perimetral, sendo localizados 1.768 artefatos arqueológicos entre cerâmica, louça, vidro, metal, plástico, material construtivo, entre outros.