Bem Vindo Ao Mundo da Arqueologia

No dia 21 de março de 2014, recebemos com alegria a turma do 6º ano do Colégio Sociedade Educacional Silva Aguiar - localizada no bairro Bom Pastor, Belford Roxo, RJ - para o Programa de Educação Patrimonial “Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia”.

O professor de história Flávio Feijoli, assim como fez em anos anteriores, trouxe a sua turma para conhecer de perto parte da história de nossos antepassados, contada através dos artefatos resultantes das pesquisas do Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB. 

Recebidos pela equipe de educação patrimonial, logo começaram a desvendar o grande mistério: Que mundo seria esse da arqueologia?

Logo de início, foram conduzidos à área de prédios onde é guardado o acervo e são feitas as análises dos materiais. Lá então lhes foi proposto uma das etapas do método, utilizado pelo IAB, do Psicodrama Pedagógico, o aquecimento inespecífico. Uma brincadeira, por assim dizer, para que a energia vital de cada um pudesse fluir melhor e assim aproveitassem mais o que lhes seria apresentado.


Participaram da Oficina de Laboratório, onde puderam ver detalhes de artefatos com lupas e binoculares, ratificando a experiência manuseando o material etnográfico disponibilizado para este fim (a cópia de um crânio fez sucesso com a galerinha!). Como complemento a esta oficina, conheceram parte da Reserva Técnica da instituição. Claro que eles não deixaram passar em branco, fotografaram tudo!


Após essa pequena amostra o monitor fez um breve teste perguntando-lhes o que era arqueologia e se ela estudava os dinossauros. Com isso, ficou nítido que eles realmente aprenderam!

Reconduzidos ao prédio do Anexo VII e divididos em grupos, aprenderam um pouco mais sobre arqueologia participando da Oficina “Evolução Genética e Cultural dos Povos da Baixada Fluminense”, onde a nossa história começa a ser contada partindo dos povos sambaquianos, passando pelos tupiguaranis, europeus, africanos e chegando até os dias de hoje.


Uma nova oficina fez o maior sucesso entre os participantes. A Oficina de Jogos Virtuais, com um jogo da memória contendo a fotografia de um ou mais artefatos de classes diferentes do material arqueológico.


Como não poderia faltar, conheceram a Exposição “IAB 53 Anos de Descobertas”, onde entre outros, visualizaram a múmia Acauã de 3500 anos, encontrada na Caverna do Gentio em Unaí - MG e o tão esperado, conjunto de urnas funerárias, encontrado no Sítio Arqueológico Dona Laura em Belford Roxo – RJ.


Ao final, durante a etapa do compartilhamento, receberam material paradidático sobre arqueologia e  um lanchinho. Mas também aproveitaram para um “selfie” do mestre com seus alunos!


Agradecemos ao professor Flávio Feijoli e suas auxiliares Emily de Barros e Thaiane Barros, pela consciente inciativa em promover a educação patrimonial para seus alunos.

E aos alunos desejamos que essa experiência tenha lhes trazido desde agora e no futuro, valores essenciais para preservação da nossa história!