Dia de muitas atividades: Palestra, Chá de Fraldas e Festa Junina

Na sexta-feira, dia 27 de junho de 2014, o Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB promoveu sua tradicional festa junina juntamente com o “Chá de Fraldas” de sua funcionária e futura mamãe, Letícia Sampaio. Também contamos com a primeira palestra apresentada pelo jovem participante do Projeto Pesquisador Curumim, André Kepler.

O Projeto Pesquisador Curumim, idealizado por Jandira Neto, psicóloga, arqueóloga e gestora do mesmo, é desenvolvido pelo IAB e dirigido a adolescentes que, entre outros requisitos, residam no entorno da Instituição e tem como objetivo formar futuros pesquisadores em arqueologia. Os participantes são bolsistas e recebem informações sobre a Arqueologia, História, Geografia e Biologia; treinamento técnico nas áreas de zooarqueologia, curadoria e análise de material arqueológico; estudos básicos sobre pintura rupestre e restauração de peças arqueológicas e ainda treinamentos complementares em computação (catalogação e arquivamento de dados). Aprendem também a cuidar da organização dos laboratórios e dos acervos. No atendimento a visitantes e grupos escolares, atuam como guias de exposição e auxiliares de Educação Patrimonial, além de participarem da coordenação de oficinas.

Na ocasião, o Pesquisador Curumim André Kepler apresentou uma palestra sobre a Evolução Humana, com ênfase em arqueobiologia, salientando o povoamento do homem primitivo em diversos continentes e sua evolução; demonstrando o início do uso do fogo, do fabrico de ferramentas e a domesticação de plantas e de animais. Apresentou expressando-se com muita propriedade sobre o assunto. Sua apresentação foi considerada, por seus avaliadores e demais presentes, bastante satisfatória, devido seu visível progresso nos primeiros passos da carreira que pretende seguir.


Em seguida todos aproveitaram o “chá de fraldas” da colaboradora e futura mamãe Letícia Sampaio, que daqui a pouco tempo dará a luz a uma pequena princesa, que por todos os familiares e amigos já é amada e esperada. Brincadeiras e “castigos” divertiram a todos os presentes.

E para fechar com “chave de ouro” aconteceu a já tradicional festa junina do IAB, onde funcionários e seus familiares aproveitaram para dançar, se aquecer na belíssima fogueira de São João e comer os deliciosos quitutes.