Início das aulas, IV Turma!

E no dia 27 de setembro de 2014 foram dados os primeiros passos na caminhada da IV Turma do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Arqueologia da Faculdade Redentor, ministrado pelo corpo docente do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB e realizado em suas instalações na sede em Belford Roxo - RJ.

Depois de um bom café da manhã a turma foi conduzida à sala de aulas onde puderam conhecer um pouco da história do IAB e como ela foi construída sobre os pilares da Pesquisa, do Ensino e da Divulgação da Arqueologia Brasileira, bases essas,  que estruturam a sua Missão Institucional, desde sua fundação em 1961.

Conheceram Ondemar Dias, grande mestre e um dos primeiros arqueólogos do Brasil, hoje Coordenador Cientifico deste curso.  E foi ele mesmo, o Professor Ondemar que, com absoluto interesse, os alunos ouviram falar sobre o momento em que vive a arqueologia no Brasil e o papel do IAB neste processo. Todos tiveram a oportunidade de compartilhar com ele suas  preocupações sobre o momento em que vive a arqueologia brasileira e em especial a  de contrato e o modo como ela vem sendo conduzida no país.

Na sequência a Professora Jandira Neto promoveu, por meio de uma dinâmica de grupo, a apresentação dos alunos, gerando momentos de descontração e impulsionando a imediata integração de todos.

Logo após todos foram convidados a conhecer as instalações do IAB, tendo como guias os professores Ondemar Dias, Jandira Neto, Gênesis Torres. Conheceram as áreas administrativas, os alojamentos de alunos e pesquisadores. Nos Laboratórios foram ciceroneados por sua coordenadora a arqueóloga Graziela Francisco, a biblioteca e a reserva técnica com seu extraordinário  acervo, resultado de 53 anos de pesquisa, foi um capitulo a parte na admiração dos alunos!

         

Após o almoço a reunião com o Professor Gênesis Torres trouxe os informes pedagógicos e administrativos do curso.

E, para finalizar as atividades do sábado, a Professora Cida Gomes apresentou o Plano de Contingência do IAB a ser usado em situações de risco. Nesta palestra se destacou a questão da violência urbana no Rio de Janeiro e a necessidade das pessoas saberem como se proteger, em caso de situações que envolvam risco, dentro das instalações do IAB.

No domingo 28 os Professores Jandira Neto e Gênesis Torres, discutiram com a turma suas expectativas em relação à especialização, seus temas de pesquisa para construção do TCC. Para tanto, lhes foram apresentadas as Ferramentas de Orientação da Pesquisa Monográfica a serem utilizadas para a elaboração dos trabalhos de monografia ou artigos. A novidade desta vez foi a implementação da proposta de “decidir” o tema da Monografia no primeiro dia de aula. A medida foi muito bem recebida pela Turma a qual já começou a dar uma excelente resposta à proposta observada nas redes sociais. Foram discutidas também as formas de como será feito o acompanhamento dos processos de avaliação, e ainda as fontes bibliográficas organizadas dentro das cinco linhas de pesquisa propostas pelo planejamento pedagógico do curso.

A Faculdade Redentor e o Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB agradecem a confiança depositada, brindando à oportunidade de consolidar sua parceria de Ensino em mais esta oportunidade e desejam o máximo de aproveitamento nas 360 horas que mais uma vez irão  trilhar  juntos mais essa etapa de  crescimento cultural e profissional  de todos.

Sejam todos bem vindos! Sucesso!