Passeio pelo Mundo da Arqueologia

Tivemos a grata satisfação em receber, para participar do Programa “Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia”, um grupo de estudantes do Colégio Estadual Professor Ernesto Faria, situado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ no dia 30 de outubro de 2014.

Ao perguntarmos a fonte pela qual tomaram conhecimento do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, soubemos que havia sido indicação de uma aluna de Mestrado, Gleice Kelly, que esteve aqui no IAB buscando informações para sua tese e dividiu sua admiração pelo nosso trabalho com a sua colega, a professora do citado colégio, Margarete Trindade.

E foi assim que os professores Alexandre M Bonfim, Margarete Trindade e os monitores Flora G. Silva e Thiago S. Oliveira dedicaram-se à tarefa de trazê-los até nós e entender o entusiasmo da colega deles.

E a turma chegou animada e curiosa... Da Exposição “A Evolução Genética e Cultural do Povo Brasileiro” conheceram o mini sítio Jatobá e seguida foram conduzidos à Exposição “IAB 53 Anos de Descobertas”.

Mas não terminou aí. Seguiram adiante aceitando o convite para conhecer o Eco- Museu: “Vestígios Históricos da Tipografia Laemmertz” (uma das primeiras e mais importantes do Rio de Janeiro).

No laboratório de análises do material encontrado nas pesquisas viram uma parte do processo de curadoria. Acompanharam atentamente a explicação sobre a Exposição “Jardins do Valongo- Um Lixão de 13 Mil Artefatos” e na sala de restauro souberam um pouco sobre suas técnicas e materiais utilizados.

Na reserva técnica viram as centenas de peças encontradas ao longo de toda a história do IAB com uma atenção especial para as urnas funerárias (e outros artefatos) encontrados em pesquisas recentes realizadas durante a construção da Rodovia Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. 

Tratando-se de um grupo de jovens as perguntas não cessavam a cada oficina, a cada espaço apresentados, tornando as informações ainda mais detalhadas e proporcionando a todos uma satisfatória gama de conhecimentos diante de tanta novidade.

Ao final, já munidos de material didático, foi servido um lanchinho simples para atenuar a fome até a hora do almoço, finalizando assim o educativo programa.

Agradecemos aos professores e monitores e parabenizamos aos alunos que aqui estiveram pela oportunidade em nos proporcionar a consolidação de pilares da nossa missão: O Ensino e a Divulgação da Arqueologia Brasileira e, claro, à professora Gleice que nos indicou, por tão culturalmente produtiva, ação.

E por fim agradecemos aos nossos monitores em Educação Patrimonial Cintia Silva, William Cruz, que, com propriedade, esclareceram todas as questões levantadas pelos alunos e igualmente a Rodrigo Rubens e Antonia Neto que registraram fotograficamente a visita.