Projeto: Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB

Culminância do Projeto Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB!

No início do ano de 2017, o Projeto “Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB” foi selecionado para patrocínio da Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro - Caixa Cultural (Edital 2016). Este projeto teve como principal objetivo organizar o acervo arqueológico do instituto de acordo com as normas mais recentes do IPHAN. Toda esta reestruturação envolveu desde a adaptação dos espaços à acessibilidade, contratação de profissionais especializados, formação de jovens aprendizes através do Projeto Pesquisador Curumim, fomento a ações socioeducativas – Educação Patrimonial-, divulgação e promoção institucional, até a compra de alguns equipamentos e variados itens para o bom funcionamento de uma instituição de pesquisa.

O IAB, ao longo de doze meses de patrocínio, promoveu ações de Educação Patrimonial, desenvolveu o Projeto Pesquisador Curumim, tendo como jovens aprendizes oito estudantes da Comunidade, áreas e banheiros de acessibilidade construídos, novas vitrines para exposição de artefatos, bolsas para cursos promovidos pelo IAB e de interesse dos jovens aprendizes, 5.000 unidades do portfólio de apresentação do IAB, brindes como canetas, bloco de anotações e lanches para os visitantes que participaram das práticas socioeducativas na sede do IAB, entre outros.

Veja aqui os eventos executados com o aporte da Caixa Cultural nos anos de 2017 a abril de 2018.

 No último dia 19 de abril foram convidados representantes da Caixa Econômica Federal – CEF para tornarem-se cientes dos eventos promovidos com o apoio da instituição pública financeira na qual trabalham. Atendendo ao convite estiveram presentes o Sr. Jacques Reis e a Sra. Thais Azevedo da Agência Lote XV. Também tivemos a honra de receber representantes da APA do Alto Iguaçu (INEA), entre eles Taciane Lopez e Alessandro Almado ex-colaboradores do IAB e o Diretor-Presidente do Instituto Eventos Ambientais-IEVA, Alexandre Gontijo.

Ensejando a valorização da cultura indígena na data da sua comemoração, foi oferecido um café da manhã com alimentos que reportam às suas primeiras formas de alimentação domesticada como mandioca e batata-doce entre outras iguarias.

Para a abertura dos trabalhos e como demonstração dentre os inúmeros resultados do aporte cultural, foi proposta a dinâmica do aquecimento inespecífico (primeiro ato do método de aplicação da educação patrimonial desenvolvido pelo IAB) realizado pelos pesquisadores curumins com a participação de todos os presentes.

E assim, aquecidos e animados, objetivos propostos e alcançados pela ação, os convidados, entre eles familiares dos jovens aprendizes, e colaboradores do IAB dirigiram-se para assistirem a apresentação sobre os eventos promovidos durante os doze meses de patrocínio da Caixa para o Projeto de Modernização do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, através do comunicador Diego Lacerda e dos Diretores do IAB Ondemar Dias e Jandira Neto.

 

A seguir um momento de grande alegria e emoção para os jovens aprendizes ao receberem dos representantes das mãos dos representantes da Caixa o certificado emitido pelo IAB que contabiliza 1.100 horas de aprendizado dentro de um nicho do mercado de trabalho bastante específico como é a arqueologia. Acreditamos que tiveram um enorme ganho cultural e agradecemos aos que nos apoiaram nessa jornada.

A apresentação da Exposição “O Índio no Recôncavo da Guanabara” e  da área museal do IAB, com sua múmia de mais de 3 mil anos, seus artefatos como agulhas feitas de ossos por povos de Caverna que já dominavam a tecnologia do plantio do algodão, suas urnas funerárias Tupiguaranis e as diversas representações do período colonial brasileiro também foram apresentadas aos convidados.

Fechando o evento foi oferecido um almoço para todos.

Agradecemos imensamente o aporte da Caixa Cultural à nossa instituição com o qual foram possíveis todas essas realizações.

 

Texto: Antonia Neto

Fotos e vídeos: Diego Lacerda e Alessandro Silva

Diretor-Presidente: Ondemar Dias

Coordenadoria Geral: Jandira Neto

Equipe: Diego Lacerda - William Cruz – Antonia Neto - Cida Gomes –  Alessandro Silva – Aldeci dos Santos - Marcos dos Santos – Anselmo dos Santos - Marilda Souza e os pesquisadores curumins: Júlia Araújo - Luciano França - Daniel Lima - Marcele Souza - Pâmella Coutinho - Sanderson Coutinho - Rodrigo Oliveira e Marcos Bighi

 

                                                                                               Patrocínio Institucional: