Sítio Sambaqui da Marquesa

 

 Sítio Sambaqui da Marquesa

 

 Utms Relação espacial Relação com outros sambaquis Referências

 

Sitio pré-histórico de Tradição Sambaquieira típica do Estado do Rio de Janeiro, localizado no manguezal da margem esquerda do Rio Sarapui no sopé de uma das sete colinas que margeiam o rio nesta Região (bairro Santa Tereza em Belford Roxo no Rio de Janeiro). Caracteriza-se pela presença de terra preta entremeada por camadas de conchas da espécie Ostrea edulis e de quartzo lascado de permeio.

Foi descoberto em 1966 durante o PRONAPA e registrado pela primeira vez em dezembro de 1971 por Ondemar Dias, Franklin Levy e Ondemar Dias (pai) quando seu terreno fazia parte do espolio de uma tal família Ferreira e ainda pertencia ao Município de Duque de Caxias. Na época ocupava uma área de cerca de 50m² e ainda era um montículo com 1.50m de espessura.

 

Sambaqui da Marquesa - 1971 Sambaqui da Marquesa - 1971 Sambaqui da Marquesa - 1971
Sambaqui da Marquesa - 1971 Sambaqui da Marquesa - 1971 Sambaqui da Marquesa - 1971 Sambaqui da Marquesa - 1971

Seu segundo registro foi feito em 1976 também por Ondemar Dias quando revisitava a região junto com outros pesquisadores do IAB a saber: Claro Calazans Rodrigues e Eliana Carvalho. À época foi constatado que já se encontrava praticamente destruído pelo loteamento que avançava sobre ele e hoje, não fosse “salvo” pela camada de argila que o aterrou quando da abertura da Estrada Sarapuí para implantação da subestação de Furnas Centrais Elétricas S.A na década de 1980, certamente não haveria mais nenhum vestígio.

Sambaqui da Marquesa - 1976 Sambaqui da Marquesa - 1976

No ano de 2004 foi revisitado por Jandira Neto e o grupo de jovens do Projeto Pesquisador Curumim (desenvolvido pelo IAB), quando teve coletado todo o material espalhado que se encontrava no caminho de acesso. Este foi trazido para guarda no IAB e suas amostras se encontram aqui até hoje. O bolsão de material ainda evidente se restringia a um buraco cheio de lixo. Seu material se encontra no IAB sob nº de Catalogo 94. 

Sambaqui da Marquesa - 2004 Sambaqui da Marquesa - 2004

 

Sambaqui da Marquesa em 2016 

 

Casas construídas sobre o sítio Construções sobre o sítio e chácara ao fundo Construções sobre o sítio e chácara ao fundo
Terreno que foi cortado e aterrado Início da R. Valter Gomes Jesus Início R. Valter Gomes Jesus
Sede administrativa de Furnas Sede administrativa de Furnas Beco de acesso ao canal do Rio Sarapuí