TRANSCARIOCA - Etapa 1 - Fase I

Acordos firmados entre a consultoria Terra Nova Escritório de Projetos Sociais e Ambientais Ltda., e o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) tiveram como finalidade a elaboração da Atualização do Diagnóstico Arqueológico para a Instalação da Transcarioca – Fase 1.

Foram elaboradas as etapas de acordo com o que constava no "Relatório Parcial de levantamento e análise do processo documental do Corredor Viário Transcarioca – Fase  1”.

Em dezembro de 2012 o Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB iniciou a análise sobre o processo documental do Corredor Viário Transcarioca– Fase1 junto à Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN no Rio de Janeiro, sendo concomitantemente realizada a pesquisa no Banco de Dados do IPHAN para a identificação de sítios arqueológicos localizados nos bairros cortados pelo empreendimento.

Foram encontradas sete fichas de cadastro junto ao IPHAN. Cinco desses sítios estão nos bairros Barra da Tijuca e Jacarepaguá. São eles: Beira da Estrada, Sambaqui do Canal, Sítio da Caveira, Vale do Mosquito e Sítio Triunfo II. De acordo com o banco de dados do IAB este último está localizado, na verdade, em Vassouras-RJ e o IAB, como responsável pelo registro do mesmo, já comunicou ao IPHAN a necessária modificação, a qual já se encontra em andamento no CNSA.

No bairro de Campinho constam como localizados dois sítios: o Casa do Oficial do Antigo Quartel do Exército e Laboratório Pirotécnico Forte do Campinho – ambos estão no mesmo espaço geográfico, sendo o primeiro “sítio” parte integrante do “Forte de Campinho”. Ambos foram registrados em separados por solicitação do IPHAN, porém pesquisados pelo IAB no mesmo contexto.

Além dos sítios identificados na Regional do IPHAN no Rio de Janeiro, também no banco de dados do IAB foram revelados mais dois que, por terem sido registrados em período recuado, podem se encontrar no Arquivo do IPHAN, no Palácio Capanema. São eles: Sítio Araçatiba  e Sítio dos  Milagres, ambos na Barra da Tijuca.

Assim encerrou-se a primeira etapa.

A etapa seguinte consistiu em ....continue lendo