O Projeto Pesquisador Curumim, criado e executado pelo IAB, surgiu em 2003 motivado pela necessidade de uma mãe que precisava trabalhar e não tinha com quem deixar seu filho antes ou depois da escola. Desde então dezenas de jovens a partir de 14 anos foram beneficiados, às vezes patrocinados por empresas/instituições outras vezes por pesquisadores do próprio instituto.
No ano de 2022, Eletrobrás Furnas lançou o Edital Furnas Social 2021, no qual o Projeto foi um dos candidatos e eleito dentre os demais concorrentes.
Para esta edição, o Projeto sofreu uma modificação e passou a ser estendido para crianças a partir de sete anos, além da iniciação científica para os jovens, foi incluída a modalidade esportiva de karatê para todos.
E assim, durante 12 meses (de março de 2022 à março de 2023), o IAB realizou extensas atividades de cunho esportivo e cultural para dezenas de crianças, adolescentes e jovens.
A atividade esportiva era (e ainda é) ministrada sempre às terças e quintas-feiras nos períodos da manhã e tarde e, às quartas-feiras, aulas especiais de educação patrimonial e educação financeira, além de temas pontuais como “Dia da Democracia”, “Dia das Mães”, Dia dos Pais, Festa Junina e outros.
Neste novo modelo o Projeto também incluiu o workshop “Evolução Cognitiva e Emocional da Criança”, para integrantes do projeto a partir de 14 anos e os pais/responsáveis de todos, sempre aos sábados com a Arqueóloga e Psicóloga Dra. Jandira Neto.
O Instituto de Arqueologia Brasileira há muito utiliza, em suas práticas de ensino, o método do Psicodrama Pedagógico que consiste nas etapas de “aquecimento inespecífico” (atividade física que propõe a circulação sanguínea facilitando o aprendizado) o “aquecimento específico” (o conhecimento propriamente dito), a “dramatização” (onde o sujeito interage com o objeto do estudo) e o “compartilhamento” (impressões que ficaram do aprendizado). Desta forma, durante toda a execução do Projeto todas as atividades foram permeadas por essas etapas.
Mas tudo isso começou com a visita dos funcionários do IAB às casas dos moradores da Comunidade de Santa Teresa (onde é sediado o instituto) e nas escolas, para propor a inscrição das crianças e jovens.
Durante três meses entre as inscrições e demais fases, mais de 100 crianças e jovens estavam cadastrados. Realizada a reunião com os pais onde todos tornaram-se cientes das condições para a participação no Projeto, iniciou-se um novo processo de seleção, dentre os cadastrados, para a possibilidade de integrar os níveis de 2.1 de “Iniciação Científica” e 2.2 de “Aperfeiçoamento Profissional” e subsequentemente a concessão de Bolsa de estudo.
Os jovens candidatos para os níveis 2.1 e 2.2 foram submetidos a vários testes entre eles: dinâmica para teste de memória, teste prático em laboratório, prova de redação, dinâmicas com a presença dos pais/responsáveis, e, por fim, entrevista. Resultando, com a participação de todos os envolvidos (equipe do IAB, jovens e seus responsáveis), na eleição dos dez novos bolsistas.
Todos os integrantes do Projeto receberam camisetas, e os dez selecionados foram contemplados com uniforme completo, principiando assim a jornada de iniciação científica e aperfeiçoamento profissional.
Dentre os jovens cadastrados no nível de “Aperfeiçoamento Profissional” está a Antonella Godeiro, 18 anos, que recebeu o Certificado “Dojo Tamagotchi”, (“dojô”, segundo as tradições japonesas, é o lugar onde se pratica o “caminho de uma arte marcial”), conferido pelo IAB e o reconhecimento oficial de seu grau (1º DAN) pela Federação Fluminense de Karatê (FKF) e pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) tornando-se, assim, apta a participar de competições nacionais e internacionais. Antonella, sob a supervisão do Presidente da FKF, Flávio Nascimento, foi e é responsável por ministrar as aulas teórico-práticas da atividade, juntamente com Anthony Godeiro, 16 anos, faixa marrom, aluno do nível de “Iniciação Científica”.
No decurso da laboração, alunos aplicados evoluíram para o nível de “faixa amarela”, e fizeram apresentações em eventos no IAB, bem como muitos outros, bens menores, também se destacaram auxiliando, inclusive, seus colegas, trazendo orgulho aos professores do IAB e da Federação.
Além do currículo normal aplicado ao curso de dois anos dentro do Projeto Pesquisador Curumim (aulas de curadoria do material arqueológico e aulas de educação patrimonial diárias), ministradas pelo Professor Alessandro da Silva, os alunos dos níveis 2.1 e 2.2 também tiveram aulas de história do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, com o Professor William Cruz e aulas teórico-metodológicas de ciências afins da arqueologia com Professor Ondemar Dias e Jandira Neto.
Também foram incluídas no currículo conversas com todos sobre Democracia, Dia do trabalho, Dia das mães, Dia dos Pais, Dia do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, as origens das Festas Juninas (na abertura da festa), Dia do arqueólogo – especial sobre pintura rupestre e a participação dos alunos na homenagem feita ao Professor Ondemar Dias pelo arqueólogo Cláudio Prado, na sua Instituição “Museu da Humanidade”. Aulas sobre o que é Arqueologia, (com posterior escavação de mini-sítio-escola), a Evolução Genética e Cultural do Homem Brasileiro, a Evolução do Karatê, um dia de ação social voltada para a saúde bucal e, claro, conversas sobre o que seria o Meio Ambiente, E ainda foi organizada a semana Cinema no IAB.
Para ampliar a conscientização sobre a importância de preservação do Patrimônio e do Meio Ambiente, bimestralmente escolas da região foram atendidas gratuitamente com Oficinas pelo IAB.
Voltando para os integrantes do Projeto, para todos foram oferecidas aulas quinzenais de Educação Financeira, também com o Professor William, incluindo uma pequena bolsa de participação na aula para aprendizagem, inclusive e principalmente para os pequenos, facilitando a compreensão, através das práticas (quanto ganha, quanto guardar, quanto gastar, etc.), de como lidar com o dinheiro. Esta pequena quantia semanal também se tornou incentivo para desestimular as faltas e a evasão, o que funcionou sobremaneira. Todos, inclusive o professor, acabavam por divertir-se bastante já que, ao final, todos terminavam por dar palpite sobre o que o outro deveria fazer. Gastar? Guardar? Nesta hora, todos tornavam-se “economistas”!
Trabalho de repercussão de cunho emocional profundo foi desenvolvido no workshop “Evolução Cognitiva e Emocional da Criança” pela Psicóloga Jandira Neto. Jovens e adultos vislumbraram olhar para dentro de si mesmos e buscarem respostas para muitas de suas angústias, guiadas pela experiência, a dedicação e a responsabilidade social da psicóloga. A proposta era, ao olhar para a sua própria criança, seus anseios e medos, pudesse identificar as dificuldades nas relações com seus pais/filhos. Temos notícias de que muitos que participaram, e foram absolutamente sinceros consigo mesmos, deram passos vigorosos na condução de seus conflitos pessoais. Pessoas sentiram-se tão agradecidas que algumas trouxeram pequenos presentes (artesanatos feitos por elas mesmas) para oferecer como gesto de gratidão à profissional.
Ainda durante o ano de 2022, estabelecendo parceria com a Outward Bound Brasil (OBB), conseguimos incluir 10 jovens do Projeto Pesquisador Curumim, com idades entre 13 e 18 anos, além de um colaborador adulto do Projeto, no Programa Expedição Azimute que é desenvolvido pela OBB.
A Outward Bound está presente em mais de 33 países, existe há mais de 80 anos e tem como propósito ajudar pessoas a descobrir e desenvolver seu potencial para cuidar de si, dos outros e do mundo ao seu redor por meio de experiências desafiadoras na natureza desconhecida. No Brasil, a OBB, como é carinhosamente chamada, já incluiu mais de 20 mil participantes em seus programas desde sua criação no ano 2000.
O Programa Expedição Azimute é gratuito e destinado a jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. Seu objetivo é apoiar estes jovens na superação de seus desafios na vida e no trabalho, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolver seus projetos de vida, fortalecer suas competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas, inspirando-os a assumirem um papel de agentes de transformação social.
Os jovens são acompanhados por dois instrutores e a autonomia do grupo é conquistada gradativamente, até atingir um nível alto ao final dela. Não existe competição, apenas uma forte relação de interdependência e suporte entre os participantes. Rodas de conversas e trocas de feedback são comuns para refinar o trabalho em equipe e promover o autoconhecimento. A locomoção entre acampamentos durante as expedições é feita a pé em caminhadas de longo curso. Escalada em rocha, cachoeirismo, dinâmicas ao ar livre, jogos cooperativos e um trabalho comunitário também fazem parte do programa.
Os jovens do Projeto Pesquisador Curumim participaram do Programa entre os dias 25 e 29 de julho. Tendo recebido apoio da OBB para equipamentos, roupas, calçados, seguro, alimentação e transporte. A cargo do IAB ficou a responsabilidade de conversar com as famílias, conseguir as autorizações de participação, firmar Termo de Compromisso com a OBB, além da organização de toda a logística para entrada e saída dos jovens e instrutores no bairro. A expedição aconteceu em Itamonte (MG) e ao final do Programa, todos receberam certificação de participação.