Após participar de processo licitatório para execução da curadoria do material coletado no cais do Valongo em setembro deste ano o IAB e a Prefeitura do Rio de Janeiro celebraram no dia 11 de dezembro próximo passado a assinatura do contrato para realização destes serviços no ano de 2015.
São cerca de 54 caminhões de escombros permeados de material cultural, retirados do antigo cais do Valongo entre 2010 e 2011 e que após demorada polemica sobre sua curadoria e destinação de guarda pelos os órgãos de tutela e a prefeitura do Rio, finalmente terá seus dados também transformados em estudos validos sobre a cidade do Rio de Janeiro.
O evento se deu no próprio local onde já esta sendo montado o Laboratório no qual o IAB desenvolvera as atividades de curadoria do acervo e sob o olhar atento das autoridades envolvidas no processo – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) , Instituto Pereira Passos e SEDURP.
Após a curadoria o acervo resultante será guardado neste imenso galpão (próximo à cidade do samba na Gamboa) em Laboratório especialmente montado para este fim pela Prefeitura do Rio de Janeiro.