Edital Público Beneficia Crianças e Jovens da Comunidade de Santa Tereza

Através do Edital de Chamamento Público Nº 001/2021 - que concedeu subsídios mensais oriundos do Fundo Nacional de Cultura para Espaços e Entidades Culturais - o Município de Belford Roxo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, contemplou o Instituto de Arqueologia Brasileira, por meio deste Edital, o qual realizou intensas atividades socioculturais durante os meses de vigência do mesmo.

Através do Edital de Chamamento Público Nº 003/2021 – que selecionou Projetos Culturais – o Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Prefeitura Municipal de Belford Roxo, Secretaria Municipal de Cultura e Lei Aldir Blanc, por intermédio dos recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura para Espaços e Entidades Culturais, contemplou o Instituto de Arqueologia Brasileira, o qual realizou intensas atividades socioculturais durante os meses de vigência do mesmo.

Desta forma, os quatro jovens pesquisadores curumins, (três meninas e um menino) que já atuavam no Instituto de Arqueologia Brasileira, tiveram seus Termos de Concessão de Bolsa renovados por mais quatro meses.

Também as inscrições para participação no Projeto Pesquisador Curumim, de maneira mais ampla, sem a concessão de bolsa, foram abertas ao público do Bairro de Vila Santa Tereza e adjacências. Além de um banner informativo colocado na porta do IAB e um flyer distribuído em grupos de WPP do bairro, um mutirão de inscrições para captação de público de 07 a 18 anos, indo de porta em porta, foi realizado com a participação dos Pesquisadores Curumins acompanhados de monitores do IAB. Começando o mês de janeiro de 2022 já com mais de 100 (cem) inscritos no Projeto.

Conforme a proposta original, os jovens inscritos participaram de atividades de Educação Patrimonial ao longo dos meses do Projeto. Tendo sido realizado uma série de Oficinas ligadas à arqueologia, à formação de caráter e de disciplina, às quartas-feiras.

Os quatro jovens que receberam bolsa de incentivo à Pesquisa atuaram em atividades de laboratório e também na organização das atividades de Educação Patrimonial para outras cerca de cem crianças e jovens do Projeto.

Aos sábados foi ofertado a esses jovens, seus responsáveis e professores o Workshop “Evolução Cognitiva e Emocional da sua Criança”, onde a Arqueóloga, Psicóloga e Psicodramatista Jandira Neto, aplicando o método do Psicodrama Pedagógico e a Arte Terapia, trabalhou a compreensão do desenvolvimento dos processos cognitivos e afetivos pelos quais passaram a humanidade durante sua evolução e de como estes mesmos processos podem ser observados cumulativamente e aprimorados hoje na vida destas pessoas.

No dia 04 de abril de 2022 foi realizada a culminância do Projeto, na qual crianças e jovens que estiveram sendo atendidos ao longo de quatro meses, puderam colocar em prática a aprendizagem recebida para o público presente.

Neste dia, funcionários do IAB, responsáveis pelos alunos e moradores em geraldo bairro de Vila Santa Tereza foram convidados à assistir Oficinas de Arqueologia ministradas pelos próprios jovens do Projeto Pesquisador Curumim. No final de todas as apresentações os alunos foram premiados com uma medalha como reconhecimento do seu desenvolvimento.

Desta maneira, o Projeto Pesquisador Curumim promoveu o acesso à cultura, a educação e renda para jovens em situação de risco social durante quatro meses. Os Pesquisadores Curumins foram capacitados nas tarefas voltadas para os cuidados e o desenvolvimento necessários às boas práticas de uma instituição científico-cultural, bem como no desenvolvimento de atividades de Educação Patrimonial.

No processo, os beneficiados adquiriram conhecimentos teóricos e práticos ligados ao Patrimônio Cultural Material (bens arqueológicos) e Imaterial (os ofícios e modos de fazer, as formas de expressão, as celebrações, entre outros, dos povos formadores da sociedade brasileira: Indígenas, Africanos e Europeus). Neste processo são municiados de recursos, tanto para uma boa formação cidadã, quanto para o mercado de trabalho.

No dia 22 de abril de 2022 foi realizada uma “live” através da plataforma da rede social Instagram onde os pesquisadores curumins, diretamente beneficiados com bolsas advindos dos recursos do Fundo Nacional de Cultura, falaram sobre as suas experiências e benefícios do Projeto Pesquisador Curumim.

Posts Relacionados

A EDITORA DO IAB

Em Comemoração ao 61º aniversário do Instituto de Arqueologia Brasileira a IAB EDITORA inicia, a partir do mês de Junho de 2022, a publicação de uma série de artigos e de livros assinados por autores institucionais. Os artigos serão divulgados de forma gratuita, solicitando-se, como de praxe acadêmico, que cópias ou trechos retirados dos mesmos citem a procedência. Tal medida visa garantir os direitos autorais e, inclusive, responsabilizar os próprios autores pelos pontos de vista e perspectivas divulgadas.

Ler Mais »

IAB Realiza Projeto Social com Escola da sua Comunidade

Através do Edital de Chamamento Público Nº 001/2021 – que concedeu subsídios mensais oriundos do Fundo Nacional de Cultura para Espaços e Entidades Culturais – o Município de Belford Roxo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, contemplou o Instituto de Arqueologia Brasileira, por meio deste Edital, o qual realizou intensas atividades socioculturais durante os meses de vigência do mesmo.

Ler Mais »