II Turma – Aulas de Abril

E nos dias 12 e 13 de abril de 2014 a penúltima aula de Educação Patrimonial da II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB...
 
E nos dias 12 e 13 de abril de 2014 a penúltima aula de Educação Patrimonial da II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB…
 
Ministradas pela arqueóloga e psicóloga Jandira Neto, nas aulas foram utilizados métodos psicodramáticos discutindo duas questões:
 
1) A Educação Patrimonial é Ciência?
 
2) Para você, aluno, o que simboliza o mito da origem do Povo Brasileiro?
 
Para responder à primeira questão foram discutidos os modos de construção de uma ciência e então chegar a um consenso se, afinal, Educação Patrimonial adequa-se ou não ao seu formato.
 
Quanto à questão do simbolismo do mito da origem do Povo Brasileiro foi proposto ao grupo momentos de aquecimentos específicos e inespecíficos, onde eles assistiriam ao filme “Os Narradores de Javé” (regado à pipoca e café) e colocados perante a seguinte questão:
 
Você é um educador patrimonial e está diante da possibilidade real da construção de uma Usina Hidrelétrica, cuja consequência é o alagamento de uma cidadezinha. Como deve ser conduzido o seu trabalho naquela comunidade?
 
Uma visita à área da reserva técnica da instituição deu o tom, a diretriz da sequência dos trabalhos quando os alunos tiveram que escolher qual patrimônio “salvariam” do alagamento. Ao final das diversas etapas foi utilizada a técnica da retramatização, cuja ação dramática traz excelentes resultados.
 

Posts Relacionados