Turma IV – Aulas de Fevereiro – 2016

E foram de Educação Patrimonial, com a Professora Jandira Neto, as aulas do mês de fevereiro de 2016 para os estudantes da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que é ministrado nas instalações do IAB. E a primeira tarefa foi cinema com direito à pipoca. O filme proposto, “Os Narradores de Javé”.

O filme, de Eliane Caffé, retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma potente usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores, o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, ou seja, convencer os envolvidos no projeto de desaparecimento do povoado que o lugarejo abriga um patrimônio que não pode ser perdido. Mas como na vila só tem analfabetos, a primeira tarefa seria encontrar alguém que conseguisse retratar os acontecimentos…

Após a sessão de cinema, aula expositiva sobre o modo como se constrói um procedimento científico em Educação Patrimonial – o Construto da Ciência.  Visão de Mundo. Paradigmas. As Teorias. Os Métodos e as Técnicas.

Discutidas essas informações, foi aplicada a Técnica Psicodramática da Retramatização cujo objetivo é contar uma trama e retramá-la, de modo a “contar uma nova versão” da história original a partir da resignificação dada pelos novos atores sociais – no caso, os estudantes – que dela se apropriam e a tomam como sua nova história. Seu novo patrimônio.

E o desfecho para a proposta da introjeção da importância da Educação Patrimonial para um Povo acontecerá no próximo mês, na última aula do curso. Acompanhe.

Posts Relacionados