Sob o Decreto Federal Nº 9.618 de 18 de dezembro de 2018 o Acervo Documental do IAB foi declarado de Interesse Público e na última quarta-feira, 06/02/19, foi realizada uma reunião com a equipe de Educação em Arquivos (EDARQ), no prédio histórico do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, na qual estiveram presentes os Diretores do IAB, Ondemar Dias, Jandira Neto e o Diretor Sociocultural Interino, Diego Lacerda, para que os mesmos conhecessem a metodologia de educação em arquivos aplicada pelos pedagogos daquela instituição, objetivando aplicá-la também nas atividades do instituto, promovendo a conscientização do público em geral para preservação do acervo documental do IAB em complementariedade à sua responsabilidade – e de todos – na preservação do enorme patrimônio material arqueológico que se encontra sob sua guarda.
Após a reunião, a equipe do IAB realizou um passeio cultural pelo conjunto arquitetônico do Arquivo Nacional, bem tombado pelo IPHAN, tendo a educadora do EDARQ, Sra. Maria Elisa, como guia durante o percurso.
O professor Ondemar Dias teve, nesta oportunidade, a alegria de reencontrar amigos de longa data, como a Dra. Ismênia de Lima Martins – presidente da Associação Cultural do Arquivo Nacional – ACAN e professora emérita do Curso de História da Universidade Federal Fluminense – UFF; o Sr. Sátiro Ferreira Nunes – Assessor da Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental – COACE/NA e o Sr. Carlos Augusto Silva Ditadi – Coordenador da Coordenação de Apoio ao Conselho Nacional de Arquivos – Conarq.
Presentes na reunião:
Ondemar Dias – Diretor-Presidente do IAB
Jandira Neto – Diretora Vice-Presidente do IAB
Diego Lacerda – Diretor Sociocultural Interino do IAB e Coordenador de Comunicação;
Letícia dos Santos Grativol – Coordenadora de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo – COPED/Arquivo Nacional;
Cláudia Negreiros Tebyriçá – Pedagoga, Supervisora da Equipe de Educação em Arquivos – EDARQ/COPED/NA;
Maria Elisa Bustamante – Equipe de Educação em Arquivos – EDARQ/COPED/NA
Texto: Antônia Neto