Exposição sobre cultura afro-brasileira com artefatos arqueológicos do Cais do Valongo

IAB participou do projeto “Arqueologia e História: as manifestações da cultura afro-brasileira entre o passado e o presente”, com uma semana de atividades

Exposição

O Projeto “Arqueologia e História: as manifestações da cultura afro-brasileira entre o passado e o presente”, aconteceu entre os dias 27/02 e 04/03/23 no Muhcab, Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira.

Durante seis dias, a esxposição gratuita apresentou artefatos arqueológicos encontrados na região do Cais do Valongo, maior local de desembarque de negros escravizados entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Esses achados arqueológicos revelam sobre os costumes africanos, culinária, musicalidade, religiosidade e toda a cultura desse povo.

Os participantes tiveram a oportunidade de tocar nos artefatos, que passaram por um processo de curadoria arqueológica no Instituto de Arqueologia Brasileira  (IAB) durante o período de obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

A exposição também contou com a Oficina Contos de Amarração de Tecidos, que foi apresentada pela AssociaÇão Cultural e Recreativa Afoxé Raízes Africanas.

Grupos de turismo, alunos de escolas públicas e privadas e visitantes do museu participaram das atividades.

"Nunca senti eles tão inteirados assim. Eles se entregaram, eles fizeram questionamentos, eles brincaram, eles se divertiram." Afirmou a Professora Mônica, que acompanhou um grupo de alunos na exposição.

O projeto foi promovido pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e realizado pelo Instituto Eventos Ambientais (IEVA), Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) e Afoxé Raízes Africanas.

O IAB possui estrutura para promover projetos como este e tudo o que envolva arqueologia.

Um dos trabalhos que realizamos, é o Projeto Arqueologia na Escola, que leva Educação Patrimonial com exposições, palestras e oficinas que tratam de temas da arqueologia de uma maneira que encanta os pequenos alunos. Para saber mais, faça contato com a gente!