IAB Realiza Projeto Social com Escola da sua Comunidade

Através do Edital de Chamamento Público Nº 001/2021 – que concedeu subsídios mensais oriundos do Fundo Nacional de Cultura para Espaços e Entidades Culturais – o Município de Belford Roxo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, contemplou o Instituto de Arqueologia Brasileira, por meio deste Edital, o qual realizou intensas atividadessocioculturais durante os meses de vigência do mesmo.

Uma atividade com duas etapas foi realizada como contrapartida social. As duas etapas foram realizadas com o público da Creche Municipal Manoel da Silva Curty localizada na Estrada Belford Roxo, Nº 4620, Vila Santa Tereza, Belford Roxo-RJ. A primeira voltada para os professores da Creche e a segunda, para os alunos.

Este público foi atraído através da oferta da atividade à pedagoga da creche. Esta foi convidada a vir ao IAB para uma reunião de trabalho na qual foram abordadas questões relacionadas ao exercício das práticas pedagógicas adotadas nas escolas locais e em especial na educação infantil. O foco passou a ser então as dificuldades encontradas para se atender a determinadas demandas (comportamento de difícil manejo com crianças pequenas, suas causas e possíveis soluções).

Na primeira etapa foi ministrado o curso “Psicodrama Pedagógico Aplicado à Educação Patrimonial”, o qual treinou os educadores da creche para utilizar o método do Psicodrama Pedagógico na área de Patrimônio, ou no seu cotidiano em sala de aula.

Para a realização deste, ao longo dos dias 26 de novembro e 01 de dezembro de 2021 a Arqueóloga, Psicóloga e Psicodramatista, Jandira Neto, desenvolveu e aplicou o Workshop “Evolução Cognitiva e Afetiva do Homem – olhares de ontem e hoje em uma creche infantil”. Para isto utilizou duas abordagens teórico–metodológicas: o Psicodrama Pedagógico e a Arte Terapia.

Participaram das atividades a Pedagoga da escola, Professoras e Cuidadoras e um Agente Administrativo, com faixa etária destes variando entre 20 e 50 anos. O atendimento foi oferecido a cerca de trinta professores e cuidadores de forma direta e a quatrocentas crianças (que são atendidas nesta creche) beneficiadas de forma indireta. Apesar do desconforto da sala de aula da escola (pleno verão e sem ventilação adequada) houve grande interesse do conteúdo abordadoe forte interatividade com a temática, pelos participantes.

A parte teórica da atividade foi bem discutida pelo grupo e a parte prática, com dinâmicas aplicadas ao conteúdo, extremamente bem aproveitada.

Foi recebido com satisfação o “feedback” dos profissionais participantes, quando apontada a excelência do conteúdo para atender ao objetivo a que se propunha: dar informações específicas sobre o desenvolvimento psicomotor e afetivo da criança através de teoria e prática.

Na segunda etapa, que foi a aplicação de oficinas pedagógicas nos espaços destinados a estas no IAB com os estudantes da Creche Municipal Manoel da Silva Curty, introduziu-se a ciência da arqueologia, a valorização do patrimônio e o acesso à cultura àqueles que, por direito, o possuem. No caso em tela, de crianças muito novas, utilizou-se a mesma metodologia pedagógica aplicada nos vastos exemplos de trabalhos bem-sucedidos realizados pelo IAB, com este público.

Durante as atividades no IAB,todos os educadores patrimoniais do instituto, incluindo os jovens do Projeto Pesquisador Curumim e os professores da creche, sob a supervisão da Arqueóloga Jandira Neto, realizaram cinco oficinas e atenderam cerca de sessenta crianças de cinco anos de idade.

As oficinas ofertadas para as crianças foram: Evolução Psicomotora da Criança; Brinquedos Cantados (cantos e danças de engenho);Brinquedos Cantados (cantos, danças e pinturas indígenas); Em Busca da Ancestralidade (escavação de mini sítio) e Evolução Cultural do Povo Brasileiro.

Nas duas etapas do trabalho foram adotados do Psicodrama Pedagógico os procedimentos de Aquecimento Inespecífico, Aquecimento Especifico, Dramatização e Compartilhamento. E da Arte Terapia técnicas de desenho associados a recursos de imaginação criativa utilizando-se de instrumentos didáticos como papel, tinta e lápis de cor.

Dentre os resultados alcançados apontamos a observação da Pedagoga da escola, Patrícia Cândido, no que diz respeito a obter melhores condições de diálogo sobre metodologias de trabalho com os professores da creche e seus assistentes (cuidadores infantis); a possibilidade de melhor identificação de casos de distúrbios na evolução psicomotora de algumas crianças percebidas após a aplicação de técnica especifica do método adaptada para anamnese (o que facilitou seu manejo pela equipe da creche); a vinda de professores da creche em um outro curso semelhante oferecido pelo IAB; a demanda da creche junto ao IAB na busca de novas atividades e/ou oficinas para as crianças; maior interatividade entre o IAB e a instituição escolar do Município dentro do bairro; a alta interação dos alunos após a capacitação dos professores nas oficinas ligadas ao patrimônio cultural brasileiro; a universalização do acesso à ciência arqueológica a pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou com deficiência.

As metas foram atingidas com sucesso, apesar dos desafios no campo da logística como o transporte de alunos e professores que acabaram por tornar-se de responsabilidade do IAB para as atividades que foram realizadas, em três dias distintos, em seus espaços.