II Turma – Aula de Didática do Ensino Superior
Muito mais que a simples técnica de ensinar, a didática é antes a técnica de aprender a ensinar o que vem sendo produzido ao longo do processo civilizatório, delineado pelo homem. Assim sendo, nos dias 07 e 08 de dezembro de 2013 foram ministradas, pelo Professor Marcos Paulo A. Mendes, para os alunos do Curso de Pós-graduação em Arqueologia, aulas de Didática do Ensino Superior cujo conteúdo abordou a ação de repensar a prática docente, do senso comum ao pensamento filosófico, sob uma perspectiva histórica da didática, sendo discutidas as diferentes concepções acerca da mesma e seu papel na formação do educador, discutindo-se ainda as diferentes tendências pedagógicas no pensamento brasileiro, para além dos rótulos. Também foram desenvolvidos temas sobre a construção do conhecimento e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação do educador. Além de analisar questões relacionadas ao currículo, ao planejamento e à avaliação. Enfim, a didática, a teoria e a prática pedagógica abordada por uma reflexão crítica e problematizada.
Os alunos também participaram de um churrasco para comemorar o recesso das festas de fim de ano, com a típica troca de presentes entre si.