Nos dias 17 e 18 de janeiro de 2015 foram ministradas, pela professora Jandira Neto, aulas que trataram das teorias e práticas em Educação Patrimonial, penúltimas do módulo de Divulgação Científica do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que é realizado nas instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.
A aula do dia dezessete foi dividida em dois momentos: O primeiro, uma explanação em que foram descritas as bases teóricas dos métodos e técnicas que podem ser utilizado(a)s na realização dos trabalhos de educação patrimonial dentro da proposta da Arqueologia Pública; e o segundo momento a prática em si.
Para tanto, foi proposto à turma que, uma vez dividida em grupos, cada um desenvolvesse um tema onde o psicodrama pedagógico ou qualquer outro método /técnica abordado na aula teórica, fosse utilizado no processo de criação.
E no dia dezoito então, valendo-se do grande acervo de oficinas da educação patrimonial exposições e espaços do IAB, cada grupo apresentou o fruto do seu trabalho; fruto esse germinado na compreensão de sua importância, notoriamente imbuída de forte carga de responsabilidade social e emocional.
Por tudo isso não se podia esperar nada menos que um resultado bastante satisfatório, por ter havido forte empenho e participação de todos na realização deste, que é um dos mais importantes momentos da pesquisa arqueológica – A Divulgação Científica através da Arqueologia Publica: o momento da conscientização por uma comunidade, da importância do seu patrimônio material ou imaterial, detectado na pesquisa e como, por que e para quê valorizá-lo.