III Turma – Aulas de outubro

A Professora Jandira Neto e sua auxiliar Cida Gomes ministraram aulas para a III Turma do Curso de pós-graduação sobre o Planejamento e Teoria da Pesquisa Arqueológica

III Turma – Aulas de Metodologia Geral do Planejamento orçamentário e Planejamento e Teoria da Pesquisa Arqueológica

A Professora Jandira Neto e sua auxiliar Cida Gomes ministraram aulas para a III Turma do Curso de pós-graduação sobre o Planejamento e Teoria da Pesquisa Arqueológica onde foram discutidos os seguintes temas:

* Metodologia Geral do Planejamento Orçamentário – tratando das especificidades do planejamento orçamentário para a pesquisa arqueológica; as etapas de elaboração do projeto para a aprovação do Iphan, discorrendo sobre a infraestrutura necessária às pesquisas de campo, classificação, análises, armazenamento, transporte, elaboração de relatórios parciais e finais, bem como sua tramitação, fechamento e guarda.

* Práticas Contratuais e Execução de Projetos Arqueológicos – tratou dos aspectos legais para execução de projetos de arqueologia e os principais aspectos contratuais previstos na elaboração e execução de contratos arqueológicos.

O aluno Leandro Correa, declarou que, embora seja coordenador do laboratório do IAB, desconhecia os métodos utilizados para elaboração e desenvolvimento dos Projetos de Pesquisas Arqueológicas o que, na avaliação dele, era algo extremamente complexo e assim, ao ter compreendido todo o processo dos qual tantas vezes participou em muitas etapas, apropriou-se de um enorme grau de segurança.

Outro aluno, o historiador Washington Alves, relatou que na troca de opinião com colegas do grupo, compreenderam que, de maneira geral, quando se forma um arqueólogo “ele se sente como uma folha em branco sem a menor noção de como estruturar e desenvolver seu próprio projeto o que o obriga, automaticamente, a trabalhar para outrem” e que em função disso perceberam de suma importância compreender as questões legais e burocráticas envolvidas nos processos de uma pesquisa arqueológica que, mesmo para quem já tinha alguma noção, as informações fornecidas pelas aulas vieram de forma estruturada e completa, entusiasmando a todos.

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