IPHAN vistoria o IAB

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN e o Conselho Nacional de Arqueologia-CNA vêm realizando vistorias dentre as mais de quatrocentas instituições distribuídas pelo país, ...

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional–IPHAN e o Conselho Nacional de Arqueologia-CNA vêm realizando vistorias dentre as mais de quatrocentas instituições distribuídas pelo país, as quais detém o endosso de salvaguarda de material arqueológico, ou pretendem obtê-lo, objetivando fazer um levantamento das metodologias que vêm sendo utilizadas na gestão de patrimônio, por esses locais de guarda, a fim de padronizar critérios que permitam uma adequada e democrática fiscalização, com o objetivo final de criar o Plano Nacional de Gestão de Patrimônio.

Assim sendo no dia 08 de outubro de 2014, Danilo Curado, arqueólogo-coordenador do CNA- Brasília-DF, Regina Coeli P. Silva, arqueóloga-coordenadora do IPHAN-RJ, Marcela N. Andrade, Iphan–RJ, com o apoio das consultoras da UNESCO a serviço do CNA/IPHAN, Ana Carolina Montalvão e Ana Paula Leal vistoriaram, por cerca de três horas, todas as instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.

A equipe documentou, por escrito e por meio de fotografias, todas as respostas às questões levantadas, na visita guiada pelo presidente do Instituto, Professor Ondemar Dias, seu vice-presidente, Divino de Oliveira, arqueólogo, Jandira Neto e Graziela Francisco, ambas também arqueólogas.

 Ao final da inspeção foi servido um almoço para todos, seguido de produtivas conversas a respeito do momento que vive a arqueologia brasileira e seus próximos idealizados futuros.

O Instituto de Arqueologia Brasileira agradece a atenção e paciência da equipe em ouvir e registrar cuidadosamente cada informação, e em especial ao IPHAN/CNA pelos 53 anos de confiança depositada no IAB para salvaguarda de tanta História brasileira e aguarda o parecer final dos respectivos órgãos, na expectativa de continuar sendo reconhecido como capaz de cuidar de tal patrimônio e de portar tamanha responsabilidade social e cultural.

E por fim o IAB agradece também à sua equipe, pelo empenho e dedicação que oferecem na manutenção do seu melhor funcionamento. 

Posts Relacionados