Peças encontradas em obra viram exposição

Material foi achado em antigo prédio do Tribunal Superior Eleitoral, no Rio. Louças com brasão real e cerâmica feita por escravos são algumas das peças.


Peças arqueológicas encontradas em obra viram exposição

Um candeeiro é uma das peças encontradas durante as obras do Centro Cultural Justiça Eleitoral

De porcelana portuguesa com brasão real a cerâmica feita por escravos , o Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no Centro do Rio, conseguiu um acervo da história brasileira antes mesmo de inaugurar.

Durante as escavações que preparavam a antiga sede do Tribunal Superior Eleitoral no Rio, foram encontrados inúmeros fragmentos que contam um pouco da vida brasileira no século XVII.

Parte do material foi achada durante a escavação para aumentar o pé-direito da construção e fará parte de uma exposição que vai inaugurar o centro cultural nesta quinta-feira (10/04/2008), às 20h30. O restante será encaminhado ao Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB).

“Estávamos fazendo um monitoramento arqueológico e encontramos desde louças a ossos de animais de grande porte e humanos. Mas o que mais impressionou foi a quantidade”, contou a arqueóloga responsável Guadalupe Nascimento Campos.

O CCJE fica na Rua Primeiro de Março 42, no Centro, e a exposição vai funcionar de quarta a domingo, das 12h às 19h.

Fonte: g1.globo.com

Posts Relacionados