Turma IV – Aulas de Janeiro -2016

Arqueologia e Educação Patrimonial!

Estes foram os dois temas desenvolvidos nas aulas de janeiro pelos professores Ondemar Dias e Maria de Lourdes Horta para os alunos da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que é ministrado no IAB.

O Professor Ondemar na aula anterior havia pedido à turma que se organizasse em 5 grupos para desenvolver um seminário sobre a arqueologia brasileira das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e conhecimentos específicos sobre cerâmica tupiguarani e neobrasileira.

Cada grupo elegeu então um representante para apresentar a dissertação, sob o olhar atento e zeloso do professor, deixando-o bastante satisfeito com os resultados do empenho da turma.

No domingo, a Professora Maria de Lourdes propondo o tema “Heróis Escondidos – O potencial educativo dos bens culturais” caminhou com a turma para o despertamento da importância da educação patrimonial.

Com a pergunta fundamental “Para quê serve o Patrimônio, a nossa herança cultural?” ela buscou fazê-los entender o grau de importância na valorização do nosso patrimônio como pilar imprescindível no fortalecimento da nossa identidade e apontou para os “perigos” da absorção de grande carga de valores alheios aos nossos, possibilitando – se não estivermos atentos _ a discreta, no entanto constante erosão dos mesmos em favor de outras culturas de outros povos.

“Deformar uma cultura é uma maneira de abrir a porta para o enraizamento de novas necessidades e a criação de novos gostos e hábitos, sub-repticiamente instalados na alma dos povos com o resultado final de corrompê-los, isto é, de fazer com que reneguem a sua autenticidade, deixando de ser eles próprios”.

MILTON SANTOS “Da cultura à indústria cultural”, Ed. MAIS! Pág. 18. Edição Nacional, março, 19, 2000.

Arqueologia e Educação Patrimonial!

Estes foram os dois temas desenvolvidos nas aulas de janeiro pelos professores Ondemar Dias e Maria de Lourdes Horta para os alunos da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que é ministrado no IAB.

O Professor Ondemar na aula anterior havia pedido à turma que se organizasse em 5 grupos para desenvolver um seminário sobre a arqueologia brasileira das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e conhecimentos específicos sobre cerâmica tupiguarani e neobrasileira.

Cada grupo elegeu então um representante para apresentar a dissertação, sob o olhar atento e zeloso do professor, deixando-o bastante satisfeito com os resultados do empenho da turma.

No domingo, a Professora Maria de Lourdes propondo o tema “Heróis Escondidos – O potencial educativo dos bens culturais” caminhou com a turma para o despertamento da importância da educação patrimonial.

Com a pergunta fundamental “Para quê serve o Patrimônio, a nossa herança cultural?” ela buscou fazê-los entender o grau de importância na valorização do nosso patrimônio como pilar imprescindível no fortalecimento da nossa identidade e apontou para os “perigos” da absorção de grande carga de valores alheios aos nossos, possibilitando – se não estivermos atentos _ a discreta, no entanto constante erosão dos mesmos em favor de outras culturas de outros povos.

“Deformar uma cultura é uma maneira de abrir a porta para o enraizamento de novas necessidades e a criação de novos gostos e hábitos, sub-repticiamente instalados na alma dos povos com o resultado final de corrompê-los, isto é, de fazer com que reneguem a sua autenticidade, deixando de ser eles próprios”.

MILTON SANTOS “Da cultura à indústria cultural”, Ed. MAIS! Pág. 18. Edição Nacional, março, 19, 2000.

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