Ancestralidades Cariocas: Arqueologia e História na Praça XV

O E-book “Ancestralidades Cariocas: Arqueologia e História na Praça XV” leva o leitor a uma jornada fascinante pelo coração do Rio de Janeiro, remontando aos primeiros encontros entre indígenas e europeus no século XVI. Através de uma pesquisa arqueológica detalhada, realizada no sítio Antiga Sé, na Praça XV, a autora nos guia nessa história pelos vestígios de um acampamento tupinambá e pelas trilhas formadas pelos primeiros habitantes dessa terra, revelando os eventos relacionados aos primeiros contatos interétnicos que moldaram a identidade da cidade.

R$ 75,00

Descrição

“Ancestralidades Cariocas: Arqueologia e História na Praça XV” leva o leitor a uma jornada fascinante pelo coração do Rio de Janeiro, remontando aos primeiros encontros entre indígenas e europeus no século XVI. Através de uma pesquisa arqueológica detalhada, realizada no sítio Antiga Sé, na Praça XV, a autora nos guia nessa história pelos vestígios de um acampamento tupinambá e pelas trilhas formadas pelos primeiros habitantes dessa terra, revelando os eventos relacionados aos primeiros contatos interétnicos que moldaram a identidade da cidade.

Com um olhar crítico, a autora desvela a complexidade da arqueologia do contato, desafiando a linha tênue entre o que pode ser identificado como uma simples reocupação colonial sobre um sítio pré-histórico de um verdadeiro sítio arqueológico de contato interétnico. Em uma busca incansável, a autora explora o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos e questiona a escassez de estudos e publicações sobre esse tema essencial para entender a formação do povo carioca. A obra também propõe um olhar atento sobre os métodos arqueológicos, comparando a história escrita com os fragmentos materiais encontrados no solo, como cacos de panela, e mostrando como esses pequenos vestígios podem contar grandes histórias.

A conclusão do livro provoca uma reflexão profunda sobre a capacidade da arqueologia, enquanto ciência, de reconstituir o cotidiano e as interações entre os primeiros habitantes da Baía de Guanabara, demonstrando como essa ciência pode transformar “cacos de panela” em um texto escrito.

Informação adicional

Formato

E-book; Digital; Baixável

Páginas

378

Palavras-chave

Contatos Interétnicos; Arqueologia; História; Pré-História; Rio de Janeiro; Praça XV de Novembro