Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju (Ondemar Dias & Jandira Neto, 2014)

O sítio arqueológico do Caju foi registrado no IPHAN pelo IAB sob a sigla RJ-MP-8 e se localiza na cidade de Campos dos Goitacazes no Estado do Rio de Janeiro.

R$ 50,00

63 em estoque

Descrição

O sítio arqueológico do Caju foi registrado no IPHAN pelo IAB sob a sigla RJ-MP-8 e se localiza na cidade de Campos dos Goitacazes no Estado do Rio de Janeiro.

Embora a localidade já tivesse sido mencionada por historiadores locais como o sítio de uma aldeia goitacá, nunca havia merecido a atenção de arqueólogos.

Quando da organização do PRONAPA e tendo sido indicada como área de atuação do seu terceiro ano de pesquisas o litoral norte fluminense, recebemos do Prof. Mário Simões a indicação de sua existência e, em 1967, começamos as pesquisas.

Atuamos em várias missões em anos diferentes nos dando por satisfeitos no ano de 1990 quando consideramos encerradas as pesquisas.

Concluímos, entre outras, que a análise da cerâmica recuperada e dos hábitos expressos nos sepultamentos, padrões de estabelecimento das habitações e estruturas de produção (cerâmica e alimentação) indicam a existência de tradição cultural de longa duração que englobava comunidades que compartilhavam os mesmos padrões tecnológicos e ritualísticos. Somente a análise das micro diferenciações mantidas na produção oleira permite estabelecer e diagnosticar algumas variáveis no todo deste complexo, que abordamos por alto no transcurso do texto.

Informação adicional

Peso 0.220 kg
Dimensões 20.5 × 14.5 × 0.10 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju (Ondemar Dias & Jandira Neto, 2014)”