Normas para Publicação

O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), fundado em 29 de abril de 1961, é uma instituição privada de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, que tem por MISSÃO a dedicação integral à Pesquisa, Ensino e Divulgação da Arqueologia Brasileira. A sede do IAB, no município de Belford Roxo (RJ), é credenciada junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para Guarda de Acervos Arqueológicos. Para isto, comporta hoje dez prédios, reserva técnica, área museal, laboratórios, almoxarifados, salas de aula e alojamentos para pesquisadores visitantes, além de área especifica para atividades de cunho sócio-cultural.

O IAB é um centro formador de pesquisadores, e como tal, recebeu pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, em 1986. É uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq e também tem sua área museal cadastrada no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

No segmento da pesquisa acadêmica, em convênio com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC-RJ), manteve entre 1974 e 2012, em funcionamento no Rio de Janeiro, o Centro de Estudos Arqueológicos (CEA) na Casa da Fazenda do Capão do Bispo.

 
 

Produtos